"Watercolor is like life. Better get it right the first time – you don't get a second chance"

Amigos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coimbra, Santa Clara.


               Convento de Santa Clara, Coimbra... sempre quis conhecer este convento, talvez por o ver nos livros de História da escola sempre cheio de água e meio inundado...
... curioso foi quando chego ao outro lado do rio e reparei que finalmente a obra do Carrilho da Graça já estava finalmente acabada...bem ou mal lá estava o contemporâneo a debater-se com o passado...
                Se até então o trabalho do Carrilho da Graça pouco mexia comigo, naquela manha mexeu muito mais...fiquei um bocado indiferente, e isso nos meus padrões é mau.
               Por um lado achei bastante curioso a escolha do lugar do edifício, bem a meu ver... depois a forma como ele interiormente orientou e organizou o espaço já achei menos conseguido...acho eu que faltou o efeito surpresa...mas enfim...
               No exterior não sei se é por falta de sensibilidade ou por outra alguma razão, mas a total ausência da água deixou-me bastante confuso e irritado... 

1-estamos num convento e como sabemos  a água estava sempre presente quer numa fonte ou num poço geralmente no centro do claustro.
2-Santa Clara (convento) sempre teve uma relação muito intima com a água, por vezes demasiado, ás vezes o rio galgava os diques e entrava por ali a dentro, e hoje em dia o parque urbano verde fez o favor de atropelar essa relação.
                
                 Em defesa de uma possível defesa de quem foi ou é o responsável, mas uma defesa foleira e a qual não concordo muito, é a memoria da água visível nas pedras das fachadas da igreja... mas enfim... poeticamente foleiro...

enfim....Boa noite:)

Sem comentários:

Enviar um comentário