"Watercolor is like life. Better get it right the first time – you don't get a second chance"

Amigos

terça-feira, 31 de maio de 2011

Évoramonte, sunset.







Aqui está o verdadeiro final de tarde em Évoramonte na passada sexta feira depois de um dia muito intenso e dos melhores que tive..."fartei-me de desenhar" e passear por Évora e arredores...
O que me apetcia estar sentado em cima da ameia onde fiz esta aguarela e ver o tempo a passar... enfim, vou entrar em modo nuvens, começa hoje uma semana muito complicada, a ver vamos como irá correr...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Boa Noite.



...Évoramonte... foi um grande final de tarde...aqui um bocado fantasiado, mas amanha ponho os "verdadeiros"... que me deram um gozo enorme pintar... enfim...um muito boa noite, vou trabalhar para o autocad...seca... enfim, boa noite e até amanha! ..AH!

Por de Sois.





domingo, 29 de maio de 2011

Cartuxa, Scala Coeli.




Convento Scala Coeli da ordem dos irmãos Cartuxos em Évora! é um convento de clausura para quem não sabe e é uma ordem fundada por São Bruno!!! felizmente consegui uma visita a um lugar absolutamente estrondoso onde nunca entrou uma mulher e onde é extremamente raro entrar uma pessoa de fora. O mais bonito desta minha experiência de vida foi o facto de ter tido a sorte de ter uma visita guiada pelo irmão Isidoro!!! uma vida de reflexão impressionante, uma pessoa extraordinária mesmo!!!fiquei de certa forma comovido!(parece foleiro mas fiquei!)
Vi tudo!!entrei no mundo de um Cartuxo, tentei perceber como vivem o dia á dia e fiquei fascinado com a paz e força que se sente nos claustros e nas capelas!!! simplesmente a experiência mais marcante na minha vida! a alegria de vida que senti na forma como o irmão Isidoro falava e contava-me a história daquelas pedras deixaram-me embasbacado com as histórias e os pormenores!!
Sendo eu católico e estudante de arquitectura a visita este convento foi completamente breathtaking!!!os claustros deixaram-me K.O. principalmente o grande, ao qual os irmãos lhe dão o nome de " a Cidade"... achei qualquer coisa... a paz que se sente aqui é assobrante de bonito... o som dos pássaros são a musica deste convento, é de uma beleza e de um sublime que nunca vi, e acho que dificilmente voltarei a encontrar num outro lugar, seja ele arquitectónico ou paisagem!!!
... é sem duvida o lugar mais bonito em que já estive... encontrei o sublime no bocado do céu na cidade dos Cartuxos, no claustro grande tudo o resto torna-se superficial, ali sim tudo é TUDO!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Praia Grande.


...hoje se calhar esteve assim...e ontem... e na semana passada... que nervos isto de estar a dias das entregas...

...esta aguarela é de 16 de Maio...ou seja há quase dez dias que não vejo a minha praia...



...cá estou... mais uma Praia Grande... é impossivél eu me fartar de pintar ou desenhar ou até mesmo de admirar as rochas da praia grande... o meu muro das lamentações...grandes conversas já eu tive com ele/elas mas sem respostas...não sei porque é que sequer as continuo a admirar mas enfim...memórias talvez...


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Porto de Pescadores, a.k.a Guincho Velho.




Em Fevereiro postei aqui no blog este desenho... foram feitos no mesmo dia...
Um no bloco dos rapidos outro no do bloco dos lentos... tenho esta mania, é uma forma de apanharmos tudo o que queremos desenhar... enfim... recomendo uma visita a quem gostar de andar nas arribas com uma vista assombrosa para o mar de cascais e para o cabo raso.
Á medida que vamos descendo vamos encontrando pequenas cabanas feitas de canas e chapas de ferro apenas construções provisórias mas que não deixam de fazer parte da paisagem e por consequência tornan-se arquitectura, se bem que efémera.

Santa Maria.




Santa Maria em São Pedro... uma das igrejas mais bonitas aqui da minha "terra"... sempre achei espectacular o mesteriosismo que a torre do sino tem ás vezes quando esta um nevoeiro desgraçado......parece que paira no ar... é uma espanto, um bocado de sublime na verdade!



É só em Setembro bem sei, mas os nervos já são muitos e nem sou eu que me vou casar... ficam aqui uns esquissos rápidos numa manha de Maio.
Registos de uma igreja que apesar de simples é tramada de desenhar, é aqui que vai ser o casamento da minha prima mais velha! um beijinho para ela e abraço para o John! enfim... espero que gostem!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Convento dos Cardais.






Lisboa...Princepe Real... Rua do século, é aqui que se encontra um dos claustros mais fabulosos que eu conheço... é simplesmente brilhante o claustro principal. É bonito ver e perceber a forma como ele organiza o espaço e as várias vivências em torno dele. Com o típico "ponto" de água no centro do claustro o fabuloso deste lugar é a sua proporção... é na verdade o Claustro mais pequeno que conheço, mas carrega dentro de si um universo e uma realidade de uma forte presença, não sei se espiritual ou não, mas que tem força tem...

No desenho de baixo é um outro claustro do mesmo convento, e o que tem de curioso é o facto de ser todo ele branco e a ausência de "verdes"...se bem que antes tinha um cipreste lindo segundo a irmã Ana Maria, o que me fez lembrar as coisas minimalistas do Souto Moura ou Carrilho da Graça.

Enfim, aconselho vivamente a visita, vale a pena descobrir estes oásis espaciais no meio de Lisboa, obrigado ao tio Bernardo por me ter falado deste lugar.

domingo, 15 de maio de 2011

Fonte dos Ladrões.


Milhares de histórias e coisas que eu já ouvi em relação a esta fonte...foi tema na minha exposição tambem!!! mas o que eu me lembro sempre foi de que foi o meu Pai quem a recuperou há ja uma serie de anos, e de que a bica da fonte é desenho seu... a fonte esta toda ela coberta de terra e restos de troncos... a unica coisa que se via era a parte de cima do muro!!! o meu Pai recuperou-a inspirado num desenho que o Mackintosh fez num diario grafico de uma viagem a Portugal... á anos que ando á caça do desenho sem sucesso...fica aqui um rasca...a flor é para ela AH!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Á vela.


vou comecar a pintar barcos!!!eis a primeira tentativa...é assim...lol...

Miradouro de Jungens.


...é uma das melhores, senão a melhor, vista de Lisboa... daqui até as amoreiras parecem ser
bonitas, mas é pura ilusão... já tinha saudades destes finais de tarde com o ar quente mas com
uma ventania desgraçada onde as andorinhas a faziam voos picados e em ziguezague ... um dia AH...

terça-feira, 3 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Praia das Maças.


... o meu primeiro desenho da Praia das Maças. Feito a partir do lado sul da praia, alcanço uma vista deslumbrante , onde lentamente posso ver o sol a despedir-se das casas e das arribas das Maças... onde estou houve em tempos um templo Romano e um antigo restaurante, que garanto que um dia hei-de recupera-lo... fica aqui o desenho.